segunda-feira, 9 de maio de 2016

Seleção Especial Traz Temas Políticos e Sociais Para o 5º Olhar de Cinema

Refugiados, crise, comportamento e classes sociais estão entre os temas dos filmes selecionados



Além de apresentar novas filmografias, como a do diretor argentino Matías Piñero, e prestar homenagens, como ao diretor brasileiro Luiz Sérgio Person, o 5º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba busca na variedade a composição de suas Exibições Especiais.

Retratando várias culturas e realidade, a seleção traz nomes de grande destaque no cinema mundial. É o caso do realizador israelense Avi Mograbi. Com seus documentários o diretor já ganhou prêmios em grandes festivais do mundo, como Festival de Berlim, com o filme August: A Moment Before the Eruption, sobre um documentarista que resolve filmar agosto; ou Roterdã, com Avenge But One of My Two Eyes sobre o tratamento dado aos palestinos pelo exército israelense. O 5º Olhar de Cinema traz ao festival seu novo filme: Between Fences, de Avi Mograbi, que questiona a situação dos refugiados em Israel.

Outro grande nome presente nesta edição é o catalão Pere Portabella, conhecido por filmes como os dramas ¡Hay motivo! e Pont de Varsòvia ou o musical Die Stille vor Bach. O filme selecionado para o festival foi Informe general II. El nuevo rapto de Europa, que continua o filme General report, de 1976, também dirigido por Portabella há 40 anos, e aborda a crise sistêmica da sociedade.

Há ainda a ficção Artist of Fasting, uma coprodução do Japão e Coreia do Sul dirigida por Masao Adachi, que aborda os movimentos da sociedade. Adachi estreou como diretor em 1961, com o curta-metragem Wan, e até hoje comanda o set de filmagem, dirigindo atores como Tomorowo Taguchi, Keiko Oginome, Hiroshi Yamamoto e Ken Yoshzawa. O diretor japonês também atuou como roteirista de seus próprios filmes e foi nessa função que estabeleceu uma parceria de longa data com os diretores Kôji Wakamatsu e Nagisa Ôshima.

Entre os filmes exibidos, um deles tem mais de quatro horas de duração e teve sua estreia no Festival de Cannes de 1976. Trata-se do documentário italiano Anna, onde Alberto Grifi e Massimo Sarchielli acompanham a vida de uma jovem moradora de rua. Enquanto Sarchielli tem uma vasta filmografia como ator, Grifi é conhecido pela direção de documentários. Anna foi restaurado pela Cinemateca de Bolonha e pode ser conferido agora pelo público de Curitiba.

Para finalizar a lista de selecionados, uma sessão especial nacional, com os curtas-metragens nacionais dirigidos pelos irmãos Ingrid, Elizabeth, Rosane e Helmut Warner, expoentes do cinema de animação paranaense.

SOBRE OS FILMES

Between Fences (Bein gderot, Israel/França, 84 min., 2016)
Dir.: Avi Mograbi
Sinopse: Avi Mograbi e Chen Alon conhecem africanos que buscam asilo em uma prisão israelense no meio do deserto de Negev. Juntos eles usam as técnicas do Teatro do Oprimido para conhecer a realidade de vida daquelas pessoas.

Informe general II (Informe general II. El nuevo rapto de Europa, Espanha, 126 min., 2015)
Dir.: Pere Portabella
Sinopse: Depois do primeiro Informe general, filmado por Pere Portabella em 1976, este segundo “relatório” é construído no contexto de grave crise sistêmica crise nos campos cultural, econômico-financeiro, político e de energia. Acima de tudo, no entanto, testemunha a forma como a sociedade civil está saindo da crise. 

Artist of Fasting (Dnjiki Geinin, Japão/Coreia do Sul, 104 min., 2015)
Dir.: Masao Adachi
Sinopse: Um dia, um homem cambaleia para fora do nada em alguma parte da cidade e se senta. Depois que um menino envia uma fotografia do homem usando SNS, ele se torna famoso e cada pessoa a sua volta elabora sua própria teoria sobre ele e o transforma em um artista da fome. O mundo em torno do homem se expande grotescamente e se transforma em um mundo estranho e perturbador.

Anna (idem, Itália, 225 min, 1975)
Dir.: Alberto Grifi, Massimo Sarchielli
Sinopse: No final dos anos 60, o atro Massimo Sachielli conhece Anna perto da Piazza Navona, em Roma. Ela era uma jovem de 16, grávida e estava visivelmente drogada. Filha de imigrantes da Sardenha, Anna já tinha fugido de vários reformatórios. Sarchielli decide cuidar dela e começa a tomar notas sobre o comportamento da menina, até resolve fazer um documentário sobre ela. Como era diretor inexperiente, convida seu amigo, Alberto Grifi, a se juntar ao projeto. O resultado são cerca de 11 horas de gravações, parte delas transferida para 16mm.

Curtas de Animação Irmãos Wagner (idem, Brasil, 59 min., 2016)
Dir.: Irmãos Wagner
Sinopse: Expoentes da animação paranaense, os Irmãos Wagner – Elizabeth, Helmuth Jr. ("Muti"), Ingrid e Rosane disponibilizam o seu acervo de filmes, (realizados em diferentes técnicas, gêneros e bitolas). Resultado de um longo processo de restauração, tanto nas imagens como na trilha sonora, os filmes permitem ao público conhecer um inventivo trabalho, premiado nacional e internacionalmente. Para quem já é iniciado na obra dos artistas, renova-se o prazer ao reconhecer a crítica social e a criatividade na experimentação, traços da identidade do cinema dos Wagner.

SERVIÇO:

5º Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5a. edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas.


Datas: de 8 a 16 de junho

Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Curitiba-PR

Shopping Novo Batel
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Curitiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário