sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mostra Foco Traz a Curitiba Obra do Diretor Argentino Matías Piñero

Além de ministrar uma masterclass, diretor vem ao festival para falar sobre seus filmes




Mantendo a tradição, a 5ª edição o Curta Cinema - Festival Internacional de Curitiba escolhe um diretor com até cinco filmes lançados, que merece ser descoberto, mas ainda não é muito conhecido, para apresentar ao público. É a Mostra Foco, e o diretor convidado deste ano é o argentino Matías Piñero.

Nascido em Buenos Aires, Piñero estudou na Universidad del Cine e produz um cinema muito próximo da literatura, com personagens ou textos literários que servem de base para o desenvolvimento de seus roteiros, sempre preocupado com o equilíbrio entre imagem e palavra.

Depois de seus primeiros filmes, El homem robado e Todos mienten, serem inspirados na obra do escritor argentino Domingos Faustino Sarmiento, Piñero passou a se dedicar a um projeto mais ousado, batizado por ele de “The Shakespeariada”. Trata-se de uma série de filmes inspirada em personagens do bardo inglês composta pelos filmes Rosalinda, Viola e La princesa de Francia.

Além de ter sua filmografia exibida integralmente na Mostra Foco do 5º Olhar de Cinema, o diretor argentino também estará presente na capital paranaense, onde debaterá todos os seus filmes. Piñero ainda ministrará uma masterclass que contará com a exibição do work in progress de seu próximo filme, Hermia & Helena.

Mais sobre os filmes

El Hombre Robado (ARG, 2007, 91 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Romina Paula, Julia Martínez Rubio, Daniel Gilman Calderón, Francisco Fauré
Sinopse: Mercedes Montt é uma jovem guia argentina que trabalha no Museu de Arte Espanhola Enrique Larreta e ocupa seu tempo com a leitura apaixonada do livro Campaña del Ejército Grande, de Domingos Sarmiento. Ela compara o texto à vida sentimental daqueles com quem convive, seu parceiro, sua amiga, o namorado da amiga e um amigo suspeito.

Todos Mienten (ARG, 2009, 75 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Romina Paula, Julia Martínez Rubio, Pilar Gamboa, Julián Larquier, Julián Tello, Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe.
Sinopse: Um grupo de jovens se reúne em uma casa de campo afastada de Buenos Aires para dissolver sua organização clandestina, que mistura amor com a história argentina do Século XIX.

Rosalinda (ARG, 2010, 43 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Agustina Muñoz, Alberto Ajaka, Julián Larquier, Julián Tello, Denise Groesman, Luciana Acuña, Julia Martínez Rubio, Esteban Lamothe.
Sinopse: Dois diferentes ritmos em um mesmo corpo. O primeiro é uma atriz e o segundo, uma personagem: Luisa e Rosalinda dividem o mesmo corpo, mas não exatamente no mesmo ritmo. Em uma tarde, um grupo de atores se reúne para ensaiar a peça cômica Como Lhe Aprouver, de William Shakespeare.

Viola (ARG, 2012, 65 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Agustina Muñoz, Romina Paula, Elisa Carricajo, Gabin Saidón, Laura Paredes, Alessio Rigo de Righi y Esteban Bigliardi.
Sinopse:Um grupo de jovens atrizes passa seus dias ensaiando a peça Noite de Reis, de William Shakespeare, em um pequeno teatro de Buenos Aires.

La Princesa de Francia (ARG, 2014, 70 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: Julián Larquier, María Villar, Agustina Muñoz, Romina Paula, Gabi Saidón, Elisa Carricajo, Laura Paredes, Julián Tello, Alessio Rigo de Righi
Sinopse: Um ano depois da morte de seu pai no México, Victor volta a Buenos Aires com um trabalho para sua antiga companhia de teatro: realizar uma série latino-americana de rádio, gravando um piloto com a última obra que realizaram juntos, Trabalhos de Amores Perdidos.



SERVIÇO

5º Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5a. edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas.

Site: www.olhardecinema.com.br

Data: de 8 a 16 de junho

Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Curitiba-PR

Shopping Novo Batel
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Curitiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário