Documentário discute arte de rua e o olhar dos artistas sobre a cidade de São Paulo estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Palmas, Goiânia, Porto Alegre, São Luiz e Aracaju.
OLHAR INSTIGADO acompanha o processo criativo e as ações de três artistas de rua da cidade de São Paulo que conduzem o filme através de seus olhares, obras e pensamentos.
Esse é o primeiro trabalho de direção em longa-metragem da dupla Chico Gomes e Felipe Lion. Nas palavras de Chico Gomes, OLHAR INSTIGADO surgiu "a partir da vontade de falar sobre as questões, os problemas e a relação do cidadão com a cidade de São Paulo. Discutir o espaço público e a maneira como as pessoas habitam e enxergam ele passou a ser o nosso norte. Temos uma forte relação com a cultura de rua, e por isso definimos que seria interessante criar um diálogo entre pessoas que ocupam esse espaço de uma maneira diferente da maioria."
O filme acompanha três artistas: Alexandre Orion, André Monteiro (Pato) e Bruno Locuras. A pesquisa desses personagens durou praticamente três anos, soma-se a isso mais um ano de filmagem. "Fomos atrás de todo tipo de artistas de rua, mulheres e homens de todas as idades. Escolher apenas três foi uma tarefa difícil, já que em São Paulo a cena da arte de rua é muito forte e com muita gente interessante. No fim, o que realmente levamos em conta para escolhe-los foi o tipo de expressão que cada um faz, o porquê cada um faz isso e, por fim, qual tipo de cidade cada um vive. O último ponto foi muito importante para nós, era fundamental que eles não se conhecessem e que vivessem a cidade cada um a sua maneira, que morassem em diferentes bairros e que andassem por diferentes lugares", complementa Felipe Lion
Segundo Paula Cosenza, da Bossa Nova Films, uma das produtoras do documentário, o principal mérito de OLHAR INSTIGADO "é não mensurar a arte urbana e sim reconhecer que ela simplesmente existe. Tem o espaço e tem as pessoas e as pessoas interagem com estes espaços. É intrínseco ao ser humano observar, interferir e representar a paisagem que o rodeia. Uma paisagem urbana de contradições gigantescas como a de São Paulo irá sempre nos instigar e erguer e destruir coisas belas."
Confira o trailer:
O longa, que fará sua estreia comercial em todo o Brasil no dia 9 de março, é produzido pela Bossa Nova Films, Biondani Produções e Expresso4 Filmes e com distribuição da O2 Play e SPcine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário