A série “Grupo Corpo – Repertório” volta à programação na Terça das Artes, dia 6, com o episódio inédito sobre o espetáculo “Sem Mim – Wisnik”, que tem trilha original do espanhol Carlos Núñez e do brasileiro José Miguel Wisnik. A coreografia de Rodrigo Pederneiras traz movimentos que oscilam entre calmaria e fúria, simulando o vai e vem das ondas do mar de Vigo (Espanha), inspiração para o espetáculo.
A Quinta do Pensamento, 8, exibe “Luis Sepúlveda – O Escritor do Fim do Mundo”, que conta a vida do escritor e ativista político chileno. O filme aborda a obra que o tornou conhecido internacionalmente - “O Velho que lia Romances” - e traz à tona as características de seu trabalho, como o engajamento político e econômico. O filme retrata também o período de dois anos na prisão, depois que Pinochet assumiu o poder no Chile.
SEGUNDA DA MÚSICA
“Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano” (documentário)
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical “Novos Baianos”. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.
Diretor: Henrique Dantas
Duração: 76 min. Ano: 2008
Exibição: 5 de outubro, segunda-feira, às 22h30m
Horários alternativos: Dia 6 de outubro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 7 de outubro, quarta-feira, às 10h30m/ Dia 10 de outubro, sábado, às 11h
Classificação: Livre
TERÇA DAS ARTES
“Sem Mim - Wisnik” (documentário)
O mar (de Vigo), que leva e traz de volta o amado, o amigo, é o que dá vida e movimento a Sem Mim. O balé é embalado pela trilha original urdida a quatro mãos pelo viguês Carlos Núñez e pelo brasileiro José Miguel Wisnik a partir do único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-português que chegou aos nossos dias com as respectivas partituras de época: o célebre "ciclo do mar de Vigo", de Martín Codax. Nas sete canções, datadas do século XIII, o poeta se pronuncia sempre em nome da mulher; mais especificamente de jovens apaixonadas que pranteiam a ausência ou festejam a iminência do regresso do amado-amigo. Na avidez do reencontro, elas confidenciam ora com o mar, ora com a mãe, ora com amigas. E, para aplacar ou fustigar o seu desejo, saem a banhar-se nas ondas do mar de Vigo.
Diretor: Janaína de Moreira do Patrocínio
Duração: 52 min. Ano: 2015
Estreia: 6 de outubro, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 7 de outubro, quarta-feira, às 3h e às 17h / Dia 8 de outubro, quinta-feira, às 11h / Dia 10 de outubro, sábado, às 23h
Classificação: Livre
QUARTA DE CINEMA
“A Mágica de Méliès” (documentário)
Através de imagens de arquivo, trechos de filmes e reconstruções, esse documentário traça a vida e a carreira de Georges Méliès, o "pai" dos efeitos especiais, que elaborou técnicas cinematográficas que são utilizadas há séculos.
Diretor: Jacques Meny
Duração: 44 min. Ano: 2000
Estreia: 7 de outubro, quarta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 8 de outubro, quinta-feira, às 3h e às 17h / Dia 9 de outubro, sexta-feira, às 11h / Dia 10 de outubro, sábado, às 17h
Classificação: Livre
O “A Vida É Curta” da semana exibe animações de Murilo Hauser e de Rodrigo John. “Meu Medo” e “Silêncio e Sombras” são as estreias da faixa, seguidas de “Propriedade de Uma Poltrona” e “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John.
Nesta semana, o “A Vida É Curta!” traz animações de Murilo Hauser e de Rodrigo John. Para abrir a faixa, “Meu Medo”. O filme vai a fundo nas mudanças que o corpo apresenta quando alguém está com medo. O ser amedrontado inicialmente permanece parado e sem respirar como uma estátua, ou se abaixa como se instintivamente tentasse escapar da observação. O coração bate rápida e violentamente. A respiração acelera. As pupilas se dilatam. Na sequência, a atração é “Silêncio e Sombras”, filme livremente inspirado no poema "Der Erlkönig", de Johann Wolfgang von Goethe. Em seguida, o público poderá conferir “Propriedade de uma poltrona”, livre adaptação do conto "Propriedades de um Sofá", de Júlio Cortázar, narra a distração de duas crianças com uma velha poltrona com poderes especiais (e muito perigosos). Para fechar, “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo” mostra a vida amargurada de um cão após ser abandonado por sua amada.
Estreia: Dia 7 de outubro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 8 de outubro, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 9 de outubro, sexta-feira, às 8h/ Dia 10 de outubro, sábado, às 6h
QUINTA DO PENSAMENTO
“Luis Sepúlveda - O Escritor do Fim do Mundo” (documentário)
Este retrato de Luis Sepúlveda é um mergulho na América Latina, em um cenário de amizades masculinas e viagens coloridas, da Amazônia à Patagônia, e da Alemanha à Andalusia. O escritor chileno Luis Sepúlveda nasceu em 1949, ele ganhou fama internacional com seu primeiro romance, "O Velho que Lia Romances de Amor", que foi traduzido para 35 línguas e adaptado para o cinema em 2001. A obra de Sepúlveda, fortemente marcada por engajamento político e econômico, assim como pela repressão ditatorial dos anos 70, mistura o amor por viagens com um interesse por populações indígenas. Um escritor viajante, sua atuação como ativista sempre esteve ligada às suas viagens e sua vida amorosa. Algumas vezes isso o levou a desilusões e autoironia. Sua vida mudou drasticamente no dia 11 de setembro de 1973, quando o General Pinochet chegou ao poder através de um golpe de estado e quando o presidente Salvador Allende tirou sua própria vida. Enquanto um militante de esquerda, Sepúlveda ficou preso por dois anos. Depois disso, ele vagou pela América do Sul por anos, antes de se exilar em Hamburgo, onde viveu por 14 anos. Hoje ele vive em Gijón, no norte da Espanha, onde parece ter se estabelecido de uma vez por todas. Mas quem pode afirmar isso?
Diretor: Sylvie Deleule
Duração: 52 min Ano: 2011
Exibição: 8 de outubro, quinta-feira, às 22h50m
Horários alternativos: Dia 9 de outubro, sexta-feira, às 2h50m e às 16h50m / Dia 10 de outubro, sábado, às 8h30m
Classificação: Livre
SEXTA DA SOCIEDADE
“Contratempo” (documentário)
Documentário sobre o projeto Villa-Lobinhos, que ensina música clássica a jovens carentes no Rio de Janeiro. A ideia do filme é apresentar melhor alguns dos integrantes do projeto e como a música mudou suas vidas.
Diretor: Malu Mader e Mini Kerti
Duração: 91 min. Ano: 208
Estreia: 9 de outubro, sexta-feira, às 21h
Horários alternativos: Dia 10 de outubro, sábado, às 1h30m / Dia 12 de outubro, domingo, às 14h30m / Dia 13 de outubro, segunda-feira, às 8h30m
Classificação: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário