Evento reúne nove títulos inéditos em circuito comercial na Casa da Cultura nos dias 2 e 3 de outubro
O Festival MIMO de cinema, que faz parte do maior evento de música instrumental do país chega a Paraty com nove títulos inéditos. Presente no festival desde a primeira edição, a mostra reúne filmes que têm a música como protagonista. Os filmes serão exibidos na Casa de Cultura nos dias 2 e 3 de outubro sempre a partir das 19h. Entre os destaques, estão os documentários “Eu sou Carlos Imperial” (dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil), “My name is now, Elza Soares“ (Elizabete Martins Campos) e “Xingu Cariri Caruaru Carioca” (Beth Formaginni), que será exibido pela primeira vez no Brasil e conta com a participação de Carlos Malta, uma das atrações do festival.
Também serão exibidos o documentário “Reverberações – Itamar Assunção”, de Pedro Colombo e Claudia Pucci e os curtas-metragens “Eu sou Bixiga”, de Adriana Terra, “Araca - O samba em pessoa” (Aleques Eiterer), “O clube” (Allan Ribeiro), “Matiz”(Jackson Abacatu) e “Classic Albums: o Terno” (Felipe Arrojo Poroger).
No total, foram 95 inscritos e 18 produções selecionadas para fazer parte da edição de 2015, que também acontece em Minas Gerais (16 e 17 de outubro) Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) e em Olinda (20 a 22 de novembro. A escolha dos filmes foi feita pela diretora do festival, a cineasta Rejane Zilles, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Janot e o pesquisador, jornalista e crítico Heitor Augusto. “Recebemos um panorama bem diverso de filmes, englobando as cinebiografias e também temas mais abrangentes, que passeiam pelo rock, pelo frevo, pelo pife e pelo samba. Uma grande representação de nossa musicalidade brasileira” define Rejane.
O Festival MIMO de Cinema já apresentou sua programação em telões ao ar livre, pátios de igrejas seculares, cinemas, mercados e centros culturais, como no caso deste ano em Paraty. O evento vem unindo realizadores, produtores e exibidores em busca das novas tendências da linguagem cinematográfica musical. Com uma ampla programação de filmes focados no gênero, destaca seus personagens e suas histórias, ampliando a relevância musical destes protagonistas. A seleção combina filmes de ficção, animação e documentário.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 2/10 (Casa de Cultura)
- 19h: Eu sou Bixiga, de Adriana Terra
Araca- O samba em pessoa, de Aleques Eiterer
Reverberações – Itamar Assumpção, de Pedro Colombo e Claudia Pucci
- 21h: Classic Albums: O Terno, de Felipe Arrojo Poroger
Eu sou Carlos Imperial, de Renato Terra e Ricardo Calil
Dia 3/10 (Casa de Cultura)
- 19h: Matiz, de Jackson Abacatu
Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Beth Farmaggini
- 21h: O clube, de Allan Ribeiro
My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário