INSPIRADO NA RELAÇÃO COM SEUS IRMÃOS, ‘UMA LONGA VIAGEM’, DE LÚCIA MURAT, ESTREIA NO DIA 16
Inspirado pela arte oriental, adepto de cores intensas em suas telas e conhecido por trabalhos que retratam cenas intimistas e corriqueiras, além de paisagens, o Francês Pierre Bonnard ganha um perfil em “Bonnard – As Cores da Intimidade”, de Bruno Ulmer. O documentário, que será exibido pela primeira vez na televisão brasileira, no Curta!, na Terça das Artes, dia 15, mostra também a obsessão do pintor por cenas domésticas e por sua esposa Marthe, figura constante em seus quadros.
Premiados nos Festivais de Gramado, Paulínia e Málaga, “Uma Longa Viagem” é a estreia da Quarta de Cinema, dia 16. O filme de Lúcia Murat é inspirado na relação da diretora com os irmãos Miguel - cuja morte motivou o longa - e o caçula Heitor, que se destaca no roteiro com depoimentos sobre sua experiência de nove anos no exterior, para onde foi enviado pelos pais para que não seguisse os passos da irmã. Lucia se envolveu com a luta armada no Brasil dos anos 60 e 70 e ficou presa por três anos e meio. O ator Caio Blat garante a parte ficcional do filme ao reler as cartas enviadas por Heitor para a família, nas quais ele mostra que, de viajante, foi obrigado a enfrentar diversos problemas, como uma internação em uma clínica psiquiátrica. A estreia do “A Vida é Curta!” desta semana é “Olhos de Ressaca”, primeiro filme de Petra Costa, premiado como Melhor Curta no Festival do Rio em 2009. A diretora registrou seus avós relembrando momentos marcantes de suas vidas, como o dia que se conheceram, o nascimento de filhos e o processo de envelhecimento.
A Segunda da Música, 14, será embalada por um dos grandes ícones da MPB. O documentário “Dominguinhos” abre a faixa e mostra a vida e obra do músico. O filme tem imagens de arquivo, passagens de shows e participações de importantes artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.
“Paul Virilio – Pensar a Velocidade” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 17. O filme fala sobre a era da internet a partir do ponto de vista do pensador Paul Virilio, e conta com depoimentos de Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal, em prol ou contra suas teorias. No documentário, o francês defende a tese de que a política, a economia e a informação estão submetidas à era da velocidade. No mesmo dia, o canal exibe “Cafeka”, na faixa Curta! Relâmpago. A animação em stop motion é inspirada no livro “A Metamorfose”, um dos trabalhos mais conhecidos de Franz Kafka. Na obra, publicada em 1915, o caixeiro-viajante Gregor Samsa se transforma em um inseto monstruoso. Em um paralelo com o tema da mutação, “Cafeka” mostra a mudança de seres estranhos devido ao uso em excesso de café. Para a produção do curta, foram utilizados mais de 400 copinhos da bebida.
A Sexta da Sociedade apresenta “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler. Nomes como Dilma Roussef, Ferreira Gullar e Eduardo Galeano, todos testemunhas do pós-guerra, estão no documentário que narra importantes momentos históricos do país desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. O diretor viajou por 15 países, coletando depoimentos sobre sua geração, que tentou mudar os rumos do país seja pela luta armada ou com suas ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário