quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O Cinema Total de David Lean no CCBB, a Partir de 16 de Dezembro

Retrospectiva completa da carreira de David Lean, um dos cineastas mais importantes da história do cinema, acontece no CCBB São Paulo entre 16 de dezembro e 11 de janeiro



O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN, uma retrospectiva dedicada a um dos cineastas mais importantes da historia da sétima arte. Será exibida a obra completa deste singular realizador britânico. São 18 filmes - sendo 16 longas que David Lean assinou como diretor e mais um pelo qual não recebeu o crédito e outro em que assinou apenas como montador, oferecendo ao público brasileiro uma oportunidade única de acompanhar sua trajetória. As sessões acontecem no CCBB SP entre 16 de dezembro de 2015 e 11 de janeiro de 2016. A mostra também acontece no CCBB DF, entre 09 de dezembro e 04 de janeiro, e no CCBB RJ, entre 27 de janeiro a 15 de fevereiro de 2016.

Para aqueles que apreciam imensamente sua obra, o nome de David Lean também tornou-se sinônimo de longos épicos arrebatadores, como Lawrence da Arábia e Doutor Jivago, mas a carreira do lendário diretor  abrange também dramas mais intimistas. O início de sua formação se deu no interior do florescente cinema inglês dos anos 30, onde por muitos anos foi um montador de peso que trabalhou com cineastas como Michael Powell. Em 1941 dirigiu seu primeiro longa metragem em parceria com o dramaturgo Noel Coward que, ao longo de quatro filmes, culminaria no sublime Desencanto (Brief Encounter), de 1945.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário