segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Curta! apresenta dose dupla de Karim Ainouz com ‘Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo’ e ‘Diego Velázquez – Realismo Selvagem’

A VIDA É CURTA! ESTREIA ‘O TÁXI DE ESCHER’, DE ALEKSEI ABIB E FLAVIO BOTELHO




Dois filmes do renomado diretor Karim Ainouz movimentam a grade de programação do Canal Curta nesta semana. Na Terça das Artes, dia 15, um novo olhar sobre Diego Velázquez poderá ser desvendado com “Diego Velázquez – Realismo Selvagem”. O diretor Karim Ainouz (de “Praia do Futuro”) elucida outra faceta sobre o legado do pintor ao recriar o aspecto emocional entre o trabalho do artista e o público. Retratista, adepto do realismo e um dos principais nomes do movimento barroco, Velázquez ficou conhecido por fazer quadros com imagens de rostos de integrantes da nobreza espanhola no século XVII.

Já na Quarta de Cinema, 16, o diretor volta a ser destaque nas telas do canal com “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo”, vencedor de prêmios no Festival do Rio (2009), no Festival de Cinema de Havana (2009) e no Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile (2010), entre outros. Na ficção, Irandhir Santos interpreta José Renato, um geólogo que atravessa o sertão nordestino para avaliar a construção de um canal que cortará um importante rio da região. Enquanto viaja, ele faz uma análise de sua vida e percebe que tem muito em comum com vários dos lugares por onde passa, especialmente, a solidão. Conforme a sensação de isolamento cresce na paisagem, suas questões pessoais vêm à tona, principalmente a desilusão amorosa. O longa foi rodado sem som, de maneira documental, quando os diretores registravam imagens para outro projeto. O material não utilizado se transformou em ficção dez anos depois, por meio da narrativa em primeira pessoa de Irandhir Santos.

Ainda na quarta, dia 16, o “A Vida É Curta!” da semana apresenta três filmes que têm o carro como elemento de destaque. A estreia fica por conta de “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abib e Flavio Botelho, vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2013. O roteiro acompanha Carlos, um homem que pega um táxi para Buenos Aires, a partir do centro de São Paulo. Como se cruzasse o espaço-tempo de Escher, ele acessa uma cidade mais profunda dentro de si mesmo.

No início da semana, a Segunda da Música, 14, será embalada por um dos grandes ícones da MPB. O documentário “Dominguinhos” abre a faixa e mostra a vida e obra do músico. O filme tem imagens de arquivo, passagens de shows e participações de importantes artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.

“Paul Virilio – Pensar a Velocidade” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 17. O filme aborda a era da internet a partir do ponto de vista do pensador Paul Virilio, e conta com depoimentos de Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel and Enki Bilal, em prol ou contra suas teorias. No documentário, o francês defende a tese de que a política, a economia e a informação estão submetidas à era da velocidade.

Na Sexta da Sociedade, dia 18, o canal exibe “Vietnã, Negociações de Paz”, de Daniel Roussel. O documentário traz entrevistas e gravações inéditas de encontros secretos realizados entre Henry Kissinger, Conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos EUA Richard Nixon, e Le Duc Tho, Conselheiro especial do Presidente do Vietnã Ho Chi Minh, em meio à guerra entre os dois países. As reuniões ocorreram entre 1970 e 1973, na França.


SEGUNDA DA MÚSICA

Dominguinhos (documentário)

Dominguinhos é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos. O filme conta com preciosas participações de renomados artistas, importantes parceiros da vida de Dominguinhos, como: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda. Trata-se da homenagem definitiva à obra de um dos maiores artistas da nossa música. O filme valoriza a experiência sensorial e cinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo próprio Dominguinhos. É o próprio artista que conta sua história, numa narrativa toda conduzida pela cuidadosa montagem de entrevistas diversas que Dominguinhos deu tanto ao longo de sua vida para as mais diversas fontes mas também para a equipe do filme em material exclusivo. Uma celebração a música brasileira e sua universalidade.

Diretor: Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar

Duração: 90 min. Ano: 2014

Exibição: 14 de dezembro, segunda-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 15 de dezembro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m / Dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 10h30m/ Dia 19 de dezembro, sábado, às 9h

Classificação: Livre


TERÇA DAS ARTES

Diego Velázquez – Realismo Selvagem (documentário)

O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.

Diretor: Karim Ainouz

Duração: 52 min. Ano: 2014

Exibição: 15 de dezembro, terça-feira, às 23h

Horários alternativos: Dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 3h e às 17h/ Dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 11h/ Dia 20 de dezembro, domingo, às 15h30m

Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA

O “A VIDA é CURTA!” estreia “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abib e Flavio Botelho, e traz filmes que se passam dentro de carros

Nesta quarta-feira o A Vida é Curta! está motorizado para mostrar o lugar dos carros na cidade grande, com a estreia de “O Táxi de Escher”, além da exibição de “E” e “Cova Aberta”. Em “O Táxi de Escher”, de de Aleksei Abib e Flavio Botelho, Carlos entra em um táxi com destino a Buenos Aires, porém acaba mergulhando em uma viagem espaço-temporal dentro de suas lembranças. Os estacionamentos e seu crescimento são os temas do curta “E”, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, que mostra como estes lugares preenchem a cidade de São Paulo. Já em “Cova Aberta”, do diretor Ian Abé, Roberta encontra uma mulher no meio da estrada, e com ela seus piores medos são revelados.

Estreia: 16 de dezembro, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 17 de dezembro, quinta-feira, à 0h e às 14h / Dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 8h / Dia 19 de dezembro, sábado, às 6h


Viajo porque preciso, volto porque te amo (ficção)

José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre, ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Diretor: Marcelo Gomez e Karim Ainouz

Duração: 75 min. Ano: 2009

Estreia: 16 de dezembro, quarta-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 2h30m e às 16h30m / Dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 10h30m / Dia 19 de dezembro, sábado, às 22h30m

Classificação: 14 anos


QUINTA DO PENSAMENTO

Paul Virílio – Pensar a velocidade

Reflexões sobre velocidade, com um dos principais teóricos no assunto: Paul Virilio. A onipresença já foi um sonho, agora a internet tornou isso possível. A velocidade com a qual nosso planeta entrou online colocou em questão todos os aspectos da nossa vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Através de seus escritos e reflexões, Paul Virilio mostrou que a História contemporânea é filha da velocidade. Em 90 minutos, este filme examina nossa era sob a luz dos pensamentos de Paul Virilio. Mostra, tendo exemplos como base, que a política, a economia e a informação estão agora submetidas à ditadura da velocidade. Grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal, apoiam ou contestam a linha de raciocínio de Paul Virilio.

Diretor: Stéphane Paoli

Duração: 52 min. Ano: 2008

Exibição: 17 de dezembro, quinta-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 15h/ Dia 20 de novembro, sexta-feira, às 5h30m

Classificação: 10 anos


SEXTA DA SOCIEDADE

Vietnã, negociações de paz

Enquanto a guerra se alastrava, Henry Kissinger, conselheiro de segurança nacional do presidente Nixon, e Le Duc Tho, Conselheiro especial do Presidente do Vietnã, Ho Chi Minh, realizavam reuniões secretas na França. Entrevistas exclusivas e gravações inéditas revelam o que realmente aconteceu entre esses dois homens que permaneceram em mundos separados.

Diretor: Daniel Roussel

Duração: 52 min. Ano: 2014

Estreia: 18 de dezembro, sexta-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 19 de dezembro, sábado, às 2h45m/ Dia 21 de dezembro, segunda-feira, às 16h/ Dia 22 de dezembro, terça-feira, às 10h

Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário