São mais de 90 filmes em oito dias de festival
Começa quarta-feira (8), o 5º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Com mais de 90 filmes na programação, o evento acontece nos shoppings Nova Batel e Crystal com exibições, debates e seminários até o dia 16 de junho.
Para a abertura do festival, o filme escolhido é OPERAÇÃO AVALANCHE, dirigido por Matt Johnson. A partir de 9 de junho, nove mostras acontecem em cinco salas de exibição. Filmografias de variados gêneros, regiões e épocas, dão ao púbico do festival a chance de conhecer e aproveitar o cinema a fundo, vendo na tela algo que vai muito além do cinema comercial que costuma ocupar os multiplex.
O cinema nacional tem um destaque especial na programação. São 26 filmes, longas e curtas-metragens, exibidos pelas primeira vez no Brasil. O cinema do Paraná também tem o seu espaço na mostra Mirada Paranaense, com um longa-metragem e vários curtas na seleção.
Há ainda uma mostra destinada a filmes de diversas origens que merecem ser conhecidos. As Exibições Especiais trazem ao cinema filmes como os novos filmes dos realizadores Masao Adachi, Avi Mograbi e Pere Portabella,assim como o documentário italiano ANNA, de 1976.
Clássicos e homenagens
Homenagens e oportunidades de rever grandes clássicos também fazem parte do festival. O 5º Olhar de Cinema faz uma justa e merecida homenagem ao diretor Luiz Sérgio Person e traz às telas quatro de seus longas-metragens, dois curtas, produzidos quando ainda estudava direção na Itália, e o segmento dirigido pelo realizador para o coletivo Trilogia do Terror.
Seguindo a tradição de apresentar novas e promissoras cinematografias, traz a Curitiba o argentino Matías Piñero, que, além de ministrar uma masterclass, ganha uma mostra com todos os seus filmes.
E, para relembrar, o festival tem uma seleção especial com clássicos do cinema restaurados e digitalizados. É uma chance do público de Curitiba ver no cinema títulos como AMARCORD, COMO ERA VERDE MEU VALE e NINOTCHKA.
Além das exibições, o festival também promove debates com os realizadores, oficinas e seminários. Temas como curadoria e programação, mulheres no cinema e cultura na era do golpe estão entre os seminários que acontecem durante o festival. Nas oficinas, são várias as especialidades, como montagem, efeitos visuais e curadoria de festivais.
Toda a concepção do festival, desde os filmes selecionados até as oficinas, faz com que o público vivencie de uma nova maneira um cinema que poucas vezes consegue chegar ao circuito comercial. Antônio Júnior, um dos diretores do festival, espera que esta edição seja ainda mais interessante e instigante que o ano passado. “estou ansioso pra ver como as pessoas vão reagir frente aos filmes que propusemos esse ano”, afirma.
Serviço:
5º Olhar de Cinema
O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Realizado através da Lei de Incentivo à cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, o 5º Olhar de Cinema conta com patrocínio do BNDES e da Sanepar e apoio da Fundação Cultural de Curitiba.
Nesta edição, o festival apresenta mais de 90 filmes de 30 países para um público de aproximadamente 18 mil pessoas.
Veja a programação completa no site: www.olhardecinema.com.br
Data: de 8 a 16 de junho
Locais:
Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Curitiba-PR
Shopping Novo Batel
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Curitiba-PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário