segunda-feira, 17 de outubro de 2016

'OLHANDO PRAS ESTRELAS' INTEGRA A 40ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Exibido no Festival de Cinema de Los Angeles, o filme segue duas dançarinas da primeira e única escola de balé para pessoas com deficiência visual do mundo



OLHANDO PRAS ESTRELAS, dirigido por Alexandre Peralta, é um documentário emocionante que ao longo de três anos acompanhou duas dançarinas da primeira e única escola de balé para pessoas com deficiência visual do mundo, a Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, localizada na cidade de São Paulo. Geyza, além de ser a primeira bailarina da companhia é também professora na escola e Thalia, uma adolescente que apesar de todas as suas dificuldades, tem como objetivo e sonho, conquistar sua independência e autonomia.

"Há três anos começamos este projeto como um retrato do trabalho da escola. Mas ao longo do caminho, as histórias nos levaram a lugares que não esperávamos e acabamos retratando a complexidade da vida daquelas pessoas, mais especificamente da Geyza e da Thalia, que passavam por mudanças importantes em suas vidas. Através dessas histórias, a equipe pôde ver como a paixão por aquilo que se vive e faz é capaz de preencher e trazer felicidade pro dia-a-dia. E também aprendemos que os maiores desafios que enfrentam vão muito além daquele que estava na superfície, que no caso delas é a cegueira", diz o diretor, Alexandre Peralta.

A Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini é a primeira escola de ballet para cegos do mundo. A escola, que apoia em sua maioria mulheres jovens de famílias de baixa renda e comunidades dentro e ao redor de São Paulo, foi fundada há vinte anos e, desde então, já́ apareceu na mídia no mundo todo. Nesse tempo, participaram de muitas apresentações importantes, entre elas, a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Londres em 2012, fizeram uma performance de abertura para o Ballet Real da Dinamarca, e tiveram a oportunidade de dançar para a companhia Parsons de Dança, além de conquistar a admiração de ninguém menos que Mikhail Baryshnikov.

OLHANDO PRAS ESTRELAS recebeu alguns prêmios, incluindo prêmio de melhor documentário da HBO/NALIP (Associação de Produtores Latinos) e participou de vários festivais internacionais. Recentemente o longa foi exibido no Los Angeles Film Festival, e essa é a primeira vez que o filme será exibido no Brasil, onde foi selecionado para a 40a Mostra de Cinema de São Paulo. “Ter o meu primeiro filme na Mostra é um grande orgulho. Além de ser um frequentador da mostra há quase dez anos, será a primeira vez que poderei compartilhar o filme com as pessoas que fazem parte da escola de ballet. Pensamos o filme todo para ser uma experiência imersiva para todos, com grande foco no trabalho de som, que foi feito na Skywalker Sound, em São Francisco. Por isso, estamos muito ansiosos com a reação dos bailarinos e do público de São Paulo.”

O filme é dirigido por Alexandre Peralta, produzido por Alejandro Ernesto M.B, Thais Peralta, Corina Maritescu e Melissa Rebelo Kerezsi, tem produção executiva da atriz Camilla Belle, do documentarista ganhador de dois prêmios Oscar Mark Jonathan Harris e Sabrina Chammas, a música original é de Alexis e Sam.

Sinopse: OLHANDO PRAS ESTRELAS acompanha duas bailarinas que fazem parte da única escola de ballet para cegos do mundo – a Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, localizada em São Paulo. Geyza é a primeira bailarina da cia e professora de ballet, que está se preparando para se casar; e Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que está lidando com todas as mudanças de sua idade.
Suas histórias vão além do desafio de dançar sem uma referência visual. Como muitos de nós, essas mulheres querem ser boas profissionais, parceiras e amigas trabalham com garra para tornarem-se a melhor versão de si mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário