domingo, 14 de agosto de 2016

CRÍTICA | QUANDO AS LUZES SE APAGAM

UM TERROR COMO NÃO VÍAMOS HÁ TEMPOS



Antes de começar, devo dizer que amo filmes de terror, porém não sou nenhum especialista na área e como sempre digo, opinião varia muito de acordo com o que a pessoa gosta, portanto tudo que for dito aqui será baseado de acordo com uma pessoa que ama filmes de terror e que há tempos não leva sustos ou se diverte com algum longa do gênero.

Dirigido pelo Sueco David F. Sandberg, Quando As Luzes Se Apagam (Lights Out no original) é inspirado no curta do mesmo, feito para um festival de curtas de terror em 2013, ganhando a categoria de melhor diretor. No curta, vemos Esther (Lotta Losten) durante à noite em sua casa apagando as luzes de um corredor quando uma estranha criatura aparece. Ao ligar a luz, a criatura some. Ao desligar de novo, ela reaparece e assim por diante até que Esther vai dormir e a criatura aparece em seu quarto. Confira o curta abaixo e entenda melhor sobre tudo que vamos falar na crítica.



Pois bem, agora que o curta foi apresentado aos que não conheciam, vamos ao que interessa. O longa que traz David F. Sandberg estreando na direção de "algo grande" (em outras palavras, "de um filme Hollywoodiano"), traz também Lotta Losten de volta como Esther (no entanto dessa vez, esta não é a protagonista) além do produtor James Wan (diretor de Invocação Do Mal).


Sandberg faz um ótimo trabalho deixando o filme muito fiel ao curta (tendo inclusive a cena de Esther de uma forma um pouquinho diferente, porém com a mesma pegada), o que faz com que os fãs do curta gostem mais ainda do filme. O diretor também traz tomadas de câmeras que nos fazem mergulhar no filme, junto com sua trilha sonora que cria aquele famoso suspense.

Embora a maioria das coisas sejam previsíveis, o longa tem algo diferente de todos os outros de terror. Talvez seja pelo simples fato de ser previsível. Estamos tão acostumados a ficar naquela expectativa para no final ter um susto falso ou não acontecer nada que David quis realmente dar o susto no final de cada cena de suspense. O fato de ter uma criatura estranha e bizarra também ajuda muito no quesito susto/medo porque sentimos medo daquilo que é novo e bizarro e quanto mais bizarro, mais medo porque não conhecemos tal coisa.

Você também vai achar algumas cenas um tanto cômicas, mas vale lembrar que são situações em que temos que pensar na lógica dos fatos pois em tal situação você faria a mesma coisa para se salvar. Alguns consideraram as atuações estranhas ao assistir ao filme, porém o mesmo é válido para isso. Para quem pensa na real situação vai conseguir enxergar as atuações de uma forma realista, muito perdida durante os últimos tempos.

Lotta Losten (Esther) desta vez volta como uma funcionária de Paul (Billy Burke, o Charlie Swan, pai da Bella da saga Crepúsculo) e sua aparição (assim como a de Billy) é bem rápida. 

O destaque fica por conta de Teresa Palmer (a Julie de Meu Namorado é um Zumbi), vivendo Rebecca, uma jovem independente e durona (que foi morar sozinha e se afastou da família) tendo que lidar com os problemas do passado, demonstrando assim sua fragilidade escondida por trás de sua postura. Palmer mostra no decorrer do filme sua coragem para cuidar da família e enfrentar os problemas para que nada de mal aconteça, assim como se revela uma irmã protetora com muita naturalidade.

Junto à ela, o ator mirim Gabriel Bateman (Robert de Anabellecompleta a dupla de irmãos que carregam o filme. O ator de 11 anos conquista à todos com sua doçura, inteligência, maturidade e preocupação com a mãe, mostrando muita obediência e coragem no decorrer do longa ao lado de sua irmã.

Maria Bello também se destaca ao viver uma mãe com problemas psicológicos, sendo a grande chave para o terror do filme. Não vou falar muito sobre ela pois acabaria dando spoilers, mas Maria vai de uma mulher transtornada e conformada à uma valente mulher que decide pedir ajuda à sua filha devido aos acontecimentos que a assombram.

Quando As Luzes Se Apagam é uma ótima opção para todos os amantes de filme de terror e principalmente aos amantes do curta que deu origem ao longa. Fazia tempo que não víamos um filme de terror que nos prendesse tanto nos últimos anos como este, portanto, vale à pena assistir para tirar suas próprias conclusões.

NOTA
Confira o trailer do filme


Distribuído pela Warner Bros.Quando As Luzes Se Apagam chega aos cinemas nacionais nesta Quinta-feira (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário